FALSO: É falso que banco central americano anunciou fim do dólar em papel

Circula nas redes um vídeo informando que o Fed (banco central dos EUA) anunciou o fim do dólar em papel e que somente transações digitais seriam permitidas. É falso. Transações digitais instantâneas — semelhantes ao Pix brasileiro — começarão a valer a partir de julho deste ano nos EUA. O Fed negou que o serviço represente o fim do dólar em nota.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais um vídeo informando que o Federal Reserve System (Fed) — banco central dos Estados Unidos da América (EUA) —, teria supostamente anunciado o fim do dólar em papel-moeda a partir de abril deste ano. Assim, com a medida, o dólar impresso não circularia mais em território norte-americano, e somente transações digitais seriam aceitas. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“O Federal Reserve System (Fed), banco central norte-americano, está começando nesta semana de 3 de abril [2023], uma mudança histórica na condução da economia: a partir de agora e progressivamente as cédulas de papel que todos nós conhecemos não serão mais aceitas em transações de cash, ou seja, pagamento à vista ou para qualquer outro tipo de transação. Elas deverão sair de circulação para dar lugar as transações digitais. Não vai haver mais dinheiro de papel circulando em território americano”

A informação analisada pela Lupa é falsa. O Fed não anunciou o fim do dólar em papel-moeda nos Estados Unidos. Na realidade, em 15 de março de 2023, a instituição financeira lançou o FedNow, serviço de transações digitais instantâneas, semelhante ao Pix brasileiro. Isso não significa na prática que o dólar impresso não será mais aceito em transações no país. 

Em nota, o Fed negou o boato e explicou que o serviço não representa a eliminação do dinheiro em papel ou qualquer outra forma de pagamento já existente. “Os pagamentos instantâneos permitem que indivíduos e empresas enviem e recebam pagamentos em segundos, a qualquer hora do dia, em qualquer dia do ano”, explica. O acesso ao serviço deve ficar disponível para o público a partir de julho deste ano…

Veja a apuração completa no site Lupa