Apurado pelo site UOL Confere
Não é verdade que autoridades brasileiras discutem entrar na guerra, como afirma postagem enganosa compartilhada nas redes sociais.
A declaração do comandante da FAB (Força Aérea Brasileira), Marcelo Kanitz, usada nos conteúdos desinformativos, refere-se à operação do primeiro voo de repatriados do Líbano, que desembarcaram no Brasil no sábado (5).
A postagem compartilha uma gravação na qual o comandante da FAB declara: “Estamos com a aeronave KC-30 já estacionada desde ontem pela manhã, em Lisboa, na base aérea em Lisboa, aguardando então [autorização]”. Sobreposto ao vídeo se lê: “AUTORIDADES DO BRASIL DISCUTEM SE VÃO PRA GUERRA. BRASIL CORRE SÉRIO RISCO DE ENTRAR EM GUERRA.”
Por que é falso
Vídeo original da AFP também explica repatriamento. Publicada no canal do YouTube, no dia 3 de outubro, uma reportagem da AFP informa sobre a retirada do primeiro grupo de 220 brasileiros, realizado semana passada (aqui).
674 pessoas foram resgatas do Líbano pela FAB. Até quinta-feira (10), foram três voos da operação Raízes do Cedro, totalizando 674 brasileiros repatriados até o momento (aqui). Hoje, o Brasil realiza uma nova missão de resgate (aqui)…
Veja a apuração completa no site UOL Confere