FALSO: É falso que arroz Dana, contaminado com vírus letal, chegou ao Brasil

Circula pelo WhatsApp uma mensagem que diz que o Brasil importou um carregamento de arroz do Paquistão e que o produto está contaminado com um vírus letal. É falso. O Ministério da Agricultura e Pecuária informa que o país não importa arroz do Paquistão. Além disso, a mensagem circula desde 2017 e já foi desmentida em diversos países.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelo WhatsApp uma mensagem dizendo que chegou ao Brasil um carregamento de arroz da marca “Dana”, importado do Paquistão, e que o produto estaria contaminado com um vírus letal. De acordo com o texto, o alimento não está autorizado para venda no Brasil, mas paquistaneses teriam subornado autoridades para fazer com que o alimento passasse rapidamente pela alfândega. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Um amigo que trabalha na alfândega me disse que chegou um carregamento de arroz e que não passou no regulamento de saúde porque traz um vírus que só é visto no Paquistão. O arroz é de lá e o árabe pagou e subornou para conseguir a mercadoria e já distribuíram. O arroz se chama “Dana” e a embalagem é azul e diz feito no Paquistão. Por favor, não compre, está muito contaminado 😱… Compartilhe essa informação! com sua família e outras pessoas. Esse arroz é vendido por lojas

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não existe nenhum caso de arroz contaminado confirmado pelos órgãos responsáveis. Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária informou que o Brasil não importa arroz do Paquistão e, portanto, o conteúdo é enganoso.

De acordo com a plataforma Comex Stat, que pertence à Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, neste ano o Brasil importou do Paquistão (veja aqui 1, 2 e 3) xarope de glicose, produtos de confeitaria, sal, vestuário, tubos de borracha, entre outros produtos — mas não existe descrição alguma sobre importação de arroz do país asiático…

Veja a apuração completa no site Lupa