Vídeo mostra apresentadora rindo de bolsonaristas em atos antidemocráticos. Legenda diz que motivo seria ter de noticiar que os manifestantes pediram ajuda a ETs e cantaram o Hino Nacional para um pneu. É falso. As imagens são de 2010, e a tradução está errada. Mulher noticiava operação policial em plantação de maconha protegida por ursos no Canadá.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo em que uma apresentadora russa acaba caindo na gargalhada durante um noticiário. Segundo a legenda em português, ela estaria rindo de “patriotas” bolsonaristas que pediram ajuda a extraterrestres e cantaram o Hino Nacional para um pneu durante atos contra o resultados das eleições presidenciais. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
No noticiário da Rússia a apresentadora não aguenta e cai na gargalhada ao informar que no Brasil tem pessoas em frente aos quartéis tentando se comunicar com extraterrestres e cantando o hino para pneus para protestar contra os resultados das eleições.
A informação analisada pela Lupa é falsa. As imagens circulam pela internet desde 2010 e, portanto, não têm qualquer relação com o momento atual do Brasil. Além disso, a legenda em português que acompanha a gravação é enganosa. Na verdade, a mulher que aparece no vídeo está noticiando uma operação policial que revelou uma plantação ilegal de maconha em uma fazenda no Canadá.
O trecho reproduzido na peça desinformativa faz parte do programa “Events, facts, and people”, então apresentado por Tatyana Subbotina e transmitido pela Mix TV, um canal canadense em língua russa. Conforme tradução, além de 2.300 pés de cannabis, as autoridades encontraram 13 ursos-negros, um cão, um porco vietnamita e um guaxinim no local — esse foi, portanto, o motivo das risadas…