Falso: É falso que apresentadora da CNN defendeu Silvio Almeida das acusações de assédio

Apurado pelo site Aos Fatos

São enganosas as publicações que alegam que a apresentadora da CNN Elisa Veeck teria defendido Silvio Almeida das acusações de assédio sexual. As peças de desinformação editam a fala original da jornalista e mostram o momento em que ela citou currículo do ex-ministro, mas deixam de fora os comentários em que ela se diz perplexa e assustada com as denúncias.

A fala editada e descontextualizada acumula mais de 10 mil curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (9).

Uma versão recortada da fala da apresentadora do Live CNN, Elisa Veeck, na última sexta-feira (6), tem sido compartilhada nas redes para fazer crer que a jornalista teria defendido o ex-ministro Silvio Almeida, acusado de assédio sexual. Trechos da fala de Veeck foram suprimidos e tirados de contexto para fazer crer que ela relativizou a denúncia.

Na gravação original (veja abaixo), é possível conferir que logo no início do programa Veeck diz que a denúncia causa “perplexidade” e “paralisia”. Esses trechos são recortados das peças de desinformação, que mostram apenas a parte em que a apresentadora cita o currículo de Almeida.

A fala da apresentadora, na íntegra, mostra que em nenhum momento ela defendeu o ex-ministro. Na verdade, Veeck se dizia surpresa com o fato de as denúncias de assédio atingirem um acadêmico com um histórico de defesa dos direitos humanos, principalmente da população negra.

Mais tarde, na mesma edição do programa, é apresentado o vídeo de defesa de Almeida, que nega as acusações. Veeck, então, comenta que é “horroroso e paralisante ter de noticiar” o caso:..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos