FALSO: É falso que aposentados vão ficar sem dinheiro porque INSS vai paralisar atividades

Post afirma que aposentados vão ficar sem dinheiro. A publicação traz um vídeo da CNN Brasil informando que o INSS vai paralisar as atividades por falta de recursos e indica que a matéria foi veiculada em 9 de janeiro deste ano. É falso. A CNN divulgou a informação em 5 de dezembro do ano passado. Não há notícias recentes sobre paralisação do INSS.

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais a informação de que os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão ficar sem dinheiro. O post é acompanhado por um vídeo da CNN Brasil sobre a iminente paralisação da autarquia por falta de recursos e indica que a veiculação ocorreu no dia 9 de janeiro de 2023 – associando a falta de verba à gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Aposentados vão ficar sem dinheiroEu avisei 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣Urgente09/01/2023

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo compartilhado da CNN Brasil é antigo, de 5 de dezembro de 2022 – e não de 9 de janeiro deste ano, como foi divulgado no boato. Portanto, o contexto não tem relação com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Atualmente, não circula na imprensa brasileira nenhuma notícia recente sobre paralisação do INSS.

Em dezembro do ano passado, a CNN Brasil informou que o INSS havia alertado o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que poderia paralisar suas atividades por falta de recursos. Em ofício, ao qual a CNN teve acesso, o INSS afirmava que “a falta dos recursos causará grave prejuízo ao funcionamento desta Autarquia, ocasionando suspensões de contratos, a partir da próxima quarta-feira, dia 07/12/2022, bem como deslocamentos de servidores de forma imediata, impactando, consequentemente, no atendimento à população e na prestação dos serviços essenciais do INSS”…

Veja a apuração completa no site Lupa