Apurado pelo site Aos Fatos
É mentiroso o vídeo no qual um homem não identificado diz ser possível localizar pessoas vacinadas contra Covid-19 por meio de um aplicativo no celular. O autor da gravação, na verdade, usa um programa que rastreia dispositivos que emitem sinal Bluetooth, como celulares, televisores e computadores, não pessoas que tomaram vacina. Não há, nos imunizantes oferecidos atualmente, tecnologia que permita geolocalizar as pessoas.
A peça de desinformação acumulava mais de 3.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (5).
Um vídeo em que um homem abre a tela do seu celular e mostra dezenas de sinais de Bluetooth tem sido compartilhado nas redes sociais como se fosse uma prova de que pessoas vacinadas contra a Covid-19 estivessem marcadas com um chip que permite sua geolocalização. A gravação, no entanto, mostra apenas dispositivos próximos que estavam com a função ligada.
O autor do vídeo usa o BLE Scanner, aplicativo para rastreamento de dispositivos Bluetooth, produzido pela empresa indiana Bluepixel Technologies. Na própria gravação, é possível ver que o programa tinha reconhecido dispositivos da Apple (o símbolo da maçã aparece embaixo dos ícones que apresentam a qualidade do sinal)…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos