Apurado pelo site Lupa
Vídeo viral alega que mesários fraudaram as eleições de 2022, votando no lugar de eleitores que não foram ao pleito. A gravação diz ainda que 4 milhões de votos apareceram após as 17h no segundo turno. É falso. Não foi confirmada fraude na eleição passada. A Lupa analisou os principais pontos da gravação – a maioria já foi esclarecida pelo TSE
Vídeo que se tornou viral nas redes sociais denuncia uma suposta fraude nas eleições de 2022. A gravação, que possui mais de 40 minutos, sustenta que os mesários votaram pelos eleitores que não compareceram ao pleito. Diz ainda que 4 milhões de votos apareceram após as 17h no segundo turno. É falso.
A Lupa verificou cada um dos principais apontamentos do vídeo. A maioria já foi alvo de esclarecimentos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
A INEFICIÊNCIA DA BIOMETRIA PARA GARANTIR A SEGURANÇA DO PROCESSO ELEITORAL – “APARECERAM QUASE 4 MILHÕES DE VOTOS APÓS AS 17H DO DIA 30 DE OUTUBRO DE 2022″ALGUÉM MENTIU PARA VOCÊ!..
Veja a apuração completa no site Lupa