Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Está se espalhando uma rede de WhatsApp que afirma que estão circulando fotos do terremoto no Marrocos que podem hackear seu telefone em apenas 10 segundos, mas isso é falso.
Está se espalhando uma rede de WhatsApp que afirma que estão circulando fotos do terremoto no Marrocos que podem hackear seu telefone em apenas 10 segundos, mas isso é falso.
No Factchequeado já negamos outras cadeias de WhatsApp muito semelhantes, a única coisa que muda é o nome do suposto arquivo e o usaram com terremotos, vulcões e com COVID-19.
Questionado sobre uma cadeia semelhante, um especialista em segurança cibernética explicou ao Chequeado (cofundador de mídia da Factchequeado) em 2020 que se um aplicativo compromete automaticamente o telefone, ele o faz instantaneamente e que, portanto, o que dizem sobre os 10 segundos que não não faz sentido que o vírus faça efeito.
“Vão colocar algumas fotos do terremoto marroquino no WhatsApp. O arquivo se chama Seismic Waves CARD, não abra nem veja, ele hackeará seu telefone em 10 segundos e não poderá ser interrompido de forma alguma. Repasse as informações para seus familiares e amigos. NÃO ABRA. Também falaram isso na TV” (sic). É o que diz uma cadeia de WhatsApp que se espalhou após o terremoto de grande magnitude que afetou Marrocos em 8 de setembro de 2023 e deixou mais de 2.000 mortos. Isto é falso . O mesmo conteúdo circulou em relação ao terremoto de Cariaco, na Venezuela, e foi verificado por Chequeado, meio cofundador da Factchequeado.
A mensagem que se espalha é muito parecida com esta que já negamos no Factchequeado e a única coisa que muda é o nome do suposto arquivo. Redes semelhantes circulam pelo menos desde 2018. Portanto, não é a primeira vez que dizem que uma foto hackeará seu celular “em 10 segundos”, algo que “não faz sentido”, segundo um especialista em segurança cibernética.
Segundo o canal que foi transmitido após o terremoto no Marrocos, eles teriam alertado na televisão sobre o suposto arquivo malicioso que circulava no WhatsApp. No entanto, não encontramos nenhuma referência na mídia, em fontes oficiais ou em organizações de segurança cibernética sobre supostas fotos do terremoto marroquino que hackearam seu celular em segundos. A mensagem pede que você divulgue o alerta para seus familiares e amigos, mas não traz nenhuma prova de sua veracidade…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷