Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
Circula pelas redes sociais um vídeo onde se lê um suposto cargo onde o presidente Andrés Manuel López Obrador nomeou um novo diretor da Petróleos Mexicanos (Pemex) para substituir o atual diretor Octavio Romero Oropeza . No entanto, tanto o vídeo quanto a carta que estão sendo divulgados nas redes contêm informações falsas.
A publicação também foi divulgada através do Facebook e TikTok , El Sabueso chegou a pedido dos usuários do VerifiChat .
O vídeo começou a circular em 15 de agosto de 2023, e nele um homem desconhecido pode ser visto em um escritório lendo o documento encabeçado com o título Presidência- 190/28/303 . Supostamente, o referido documento indica que naquele dia o presidente Andrés Manuel nomeou o suposto líder do Sindicato dos Petroleiros da República Mexicana ( STPRM ), Sergio Ayala Salvio , como o novo Diretor Geral da Petróleos Mexicanos. Também diz que, apesar da demora de Octavio Oropeza em deixar o cargo, a nomeação ainda é válida.
Pode lhe interessar: a afirmação do governo sobre a queda de 15,5% na dívida da Pemex é enganosa
Da mesma forma, o documento acrescenta que será aberto um prazo de quinze dias úteis para que a atual direção geral tenha tudo pronto e aprovado para entregar o endereço a Sergio Ayala Salvio . Mas nada disso é verdade.
Até 15 de agosto, apenas três dos mortos haviam sido identificados, de acordo com Adam Weintraub, diretor de comunicações da Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí…
Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽