Falso: É falso que ‘algo tenha surgido das águas da Antártica’ no vídeo que mostra uma onda atingindo um barco

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

As primeiras referências mais antigas ao vídeo, como o Chequeado pôde constatar, datam de 2021 e o descrevem como um tsunami gerado pela ruptura de um iceberg. Não há evidências de que se trate de um vídeo gravado na Antártida.

As referências mais antigas ao vídeo, como o Chequeado pôde constatar, datam de 2021 e o descrevem como um tsunami gerado pela ruptura de um iceberg.

Não há evidências de que se trate de um vídeo gravado na Antártica.

As quebras de gelo nos oceanos podem causar tsunamis.

Circula no Facebook um vídeo de um homem navegando em um barco em águas congeladas quando uma onda gigante ocorre atrás dele. O texto que acompanha a publicação indica: “Algo emergiu das águas da Antártica”. No entanto, isso é falso: é a separação do gelo de um iceberg.

O vídeo no Facebook foi compartilhado mais de 2 mil vezes no Facebook, recebeu mais de 18 mil “curtidas” e mais de 600 mil visualizações.

Uma busca reversa dos frames do vídeo resulta em correspondência com as imagens publicadas no site de notícias “India.com” em 9 de janeiro de 2023. O título do artigo publicado na seção “Viral” afirma: “Um enorme iceberg explode em o oceano causando ondas gigantescas e testa os nervos de um barqueiro.”..

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷