FALSO: É falso que Alexandre de Moraes determinou desligamento da internet no país

Mensagem que circula nas redes sociais afirma que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, teria determinado o desligamento dos servidores de internet do país a partir das 22h. A informação teria sido confirmada pela CNN e encaminhada à Anatel. É falso. Não há nenhuma decisão nesse sentido.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais uma mensagem afirmando que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), teria determinado o desligamento dos servidores de internet do país a partir das 22h. O texto não é claro sobre a data da suposta decisão. A medida teria sido confirmada pela CNN e encaminhada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Um jornalista da CNN acabou de apurar a Notícia. Alexandre de Morais acabou de mandar uma notificação extra judicial para Anatel que vai ser passada agora para as empresas de internet a partir das 22:00 horas todos os servidores de internet do Brasil vão ser desligados para evitar que seja coordenada a maior manifestação da história do Brasil nessa quarta feira (Repassem urgente)”

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há registros de que Moraes tenha expedido qualquer decisão para desligar os “servidores de internet do Brasil”, tanto nos sites do STF quanto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), instituição da qual Moraes é presidente. Uma consulta a mecanismos de busca como o Google também não retorna nenhum resultado sobre o tema publicado em portais de notícia…

Veja a apuração completa no site Lupa