Vídeos publicados nas redes afirmam que Geraldo Alckmin teria utilizado uma seringa vazia para simular a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 no presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É falso. A gravação da cena mostra que o imunizante foi devidamente administrado.
Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o momento em que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) aplica a vacina bivalente contra a Covid-19 no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com a narração feita por um homem não identificado, Alckmin teria descartado o imunizante da seringa antes de aplicá-lo no braço de Lula, fazendo um “teatro” para enganar a população brasileira. Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Prestem bem atenção. O Alckmin joga o conteúdo da seringa fora e vai aplicar exatamente nada no braço do molusco
A informação analisada pela Lupa é falsa. Imagens do momento da vacinação de Lula mostram que a seringa utilizada por Alckmin não estava vazia. Além disso, é possível notar, pelo movimento feito com o êmbolo da seringa, que o imunizante foi devidamente administrado — e não descartado, como sugerem as publicações. Postagens nas redes sociais circulam versões em baixa qualidade da cena, que dificultam a visualização correta da aplicação.
Lula recebeu uma dose da vacina bivalente contra a Covid-19 na segunda-feira (27), durante o lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação. Alckmin, que é médico, foi o responsável pela aplicação do imunizante no presidente…