Falso: É falso que Alckmin confessou ‘fraude’ nas eleições de 2022

Apurado pelo site Lupa

Vídeo sugere que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) teria admitido que ocorreu fraude eleitoral pela campanha do presidente Lula (PT) em 2022. É falso. Fala de Alckmin é retirada de contexto. Discurso ocorreu durante reunião ministerial e, na verdade, se referia à conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro ao tentar se reeleger.
Circula por WhatsApp um vídeo que mostra um trecho da primeira reunião ministerial do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizada em janeiro deste ano. A legenda da publicação diz que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) confessou, durante sua fala na reunião, uma suposta fraude nas eleições por parte de Lula. O texto informa ainda que, após a declaração de Alckmin, o petista mandou desligar as câmeras que transmitiam a reunião ao vivo. É falso.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

BOMBA ATÔMICA Após Alckmin entregar o jogo do roubo nessas últimas eleições, Lula manda desligar as câmeras AO VIVO!!! Não é possível que agora nada vá acontecer!

O trecho da transmissão da primeira reunião ministerial, realizada em 6 de janeiro, no qual o vice-presidente Geraldo Alckmin afirma que nunca observou um “uso e abuso da máquina pública, como ocorreu na última eleição” foi tirado de contexto pelo post falso. Na verdade, Alckmin fazia críticas à conduta eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ainda que sem citá-lo nominalmente…

Veja a apuração completa no site Lupa