Falso: É falso que adolescente hackeou sistema de filiação partidária do TSE

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que um adolescente de 14 anos hackeou o sistema de filiação partidária do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para filiar o presidente Lula ao PL, partido de oposição ao governo petista. Investigações da Polícia Federal concluíram que não houve invasão ao sistema, mas o uso indevido das credenciais oficiais de uma advogada que presta serviços ao PL.

Publicações nas redes acumulavam milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta segunda-feira (4).

Não é verdade que um adolescente de 14 anos hackeou o sistema do TSE que informa a filiação partidária e vinculou o presidente Lula ao PL, partido de oposição ao governo e do qual o ex-presidente Jair Bolsonaro faz parte. Segundo a PF, não houve invasão do sistema mas sim o uso indevido do login de uma advogada do PL. Em nota ao Aos Fatos, a Polícia Federal não confirmou a idade do fraudador.

O caso da falsa filiação do presidente Lula ao PL foi revelado em janeiro deste ano pelo jornal O Globo, que identificou que o petista esteve registrado como membro do partido de oposição por ao menos seis meses.

Os dados falsos foram inseridos no dia 15 de julho, em São Bernardo do Campo (SP). No mesmo dia, consta a descompatibilização de Lula do PT, partido do qual é fundador e ao qual está filiado desde 1981. A alteração foi aceita pelo sistema do TSE dois dias depois…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos