Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
A suposta carta “corrigida” foi criada como uma brincadeira por Daniel Luo, um estudante do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que a confirmou em sua conta X. Harvard não publicou nenhuma correção em seus canais oficiais. A desinformação surgiu em meio a uma disputa legal entre a universidade e o governo republicano Trump sobre cortes de verbas federais.
Uma publicação viral está circulando nas redes sociais alegando que a Universidade de Harvard corrigiu uma carta supostamente contendo erros de ortografia enviada pela Secretária de Educação dos EUA, Linda McMahon.
Isso é falso. A carta supostamente “corrigida” foi criada como uma brincadeira por Daniel Luo, um estudante do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que a confirmou em sua conta X.
Harvard não publicou nenhuma correção em seus canais oficiais. A desinformação surgiu em meio a uma disputa legal entre a universidade e o governo republicano Trump sobre cortes de verbas federais.
Em 5 de maio de 2025, a Secretária de Educação dos EUA, Linda McMahon, enviou uma carta à Universidade de Harvard notificando que ela não receberia mais financiamento federal. Após esse incidente, a suposta carta começou a circular nas redes sociais, junto com anotações e o seguinte texto: “A universidade respondeu corrigindo a carta com notas por erros de ortografia e pontuação… e depois a compartilhou nas redes sociais.”
Mas isso é falso. A universidade não corrigiu a carta, mas a imagem viral é uma piada de um estudante do Instituto de Tecnologia de Massachusetts que depois se tornou viral. Além disso, não há evidências de que a carta de McMahon contenha as supostas correções nos canais oficiais de Harvard.
Essa desinformação teve mais de 14 mil curtidas no X…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷