Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem garante que as missões da NASA a Marte são uma montagem e que na realidade as fotos do planeta vermelho são supostamente imagens tiradas na ilha de Devon, no Canadá. No entanto, isso é falso.
Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem garante que as missões da NASA a Marte são uma montagem e que na realidade as fotos do planeta vermelho são supostamente imagens tiradas na ilha de Devon, no Canadá.
No entanto, isso é falso. Não há nenhuma evidência disso que aponte para conteúdo viral e não é a primeira vez que essa teoria da conspiração circula nas redes sociais. Uma das fotos que aparecem no vídeo é na verdade de Marte, a outra faz parte de um tutorial satírico do YouTube, e a terceira não pôde ser comprovada.
O terreno da Ilha Devon se assemelha ao de Marte, e é por isso que a NASA o escolheu para uma variedade de estudos. Os projetos nesta ilha no Canadá não são um palco secreto para a fabricação de fraudes, como sustenta o conteúdo viral, eles fazem parte de um programa de pesquisa bem documentado.
Em 18 de fevereiro de 2021, em uma missão da NASA para coletar amostras geológicas e vida microbiana em Marte, o rover Perseverance pousou no planeta vermelho e começou a tirar várias fotos da paisagem marciana. As imagens mais recentes , divulgadas em 12 de maio de 2023, mostram sinais do que já foi um rio em Marte.
Em consequência deste facto, começou a circular nas redes sociais um vídeo em que um homem garante que tudo é uma montagem e que na realidade as fotos de Marte são supostamente imagens tiradas na ilha de Devon, no Canadá.
No entanto, isso é falso . Não há evidências disso e não é a primeira vez que essa teoria da conspiração circula nas redes sociais. Uma das fotos que aparecem no vídeo é na verdade de Marte, a outra faz parte de um tutorial satírico do YouTube, e a terceira não pôde ser comprovada…