A possibilidade de se identificar dessa forma em documentos de identidade nunca existiu na Itália.
Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Espalha-se uma reclamação alegando que o governo italiano, liderado pela primeira-ministra Giorgia Meloni, removeu gênero não-binário de documentos de identidade.
Isso é falso porque a possibilidade de se identificar como não binário em documentos de identidade nunca existiu na Itália.
Os únicos países europeus que reconhecem legalmente pessoas não binárias são Islândia, Alemanha e Malta.
Está circulando no Twitter uma postagem de que a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, eliminou a possibilidade de os cidadãos se identificarem como não binários em sua carteira de identidade nacional . “A Itália elimina o gênero ‘não-binário’. Você é homem ou mulher, ponto final”, diz a postagem.
Isso é falso . O governo italiano não retirou o gênero não binário dos documentos de identidade e, de fato, essa possibilidade nunca existiu . Isso é confirmado por Checked do meio italiano de verificação de fatos Pagella Politica .
Também da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo (ILGA-Europa) , eles indicaram que a Itália não legislou para reconhecer a identidade de pessoas não binárias em documentos de identidade…