FALSO: É falso que a dengue ‘ocorre por falta de cálcio’ e ‘se cura com vitamina D’, como afirma um vídeo viral

Isso é falso, pois não há evidências científicas para apoiar essa afirmação. A dengue é uma doença causada por um vírus que é transmitido ao homem pela picada do mosquito Aedes aegypti .  Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde, não existe um tratamento específico para a dengue, por isso é comum tentar aliviar os sintomas com paracetamol.

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Circula no Facebook um vídeo em que um suposto médico afirma que “a dengue ocorre por falta de cálcio” e recomenda tomar cálcio e vitamina D quando aparecem os sintomas.

No entanto, isso é falso, pois não há evidências científicas para apoiar essa afirmação. A dengue é uma doença causada por um vírus que é transmitido ao homem pela picada do mosquito Aedes aegypti . 

Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde, não existe um tratamento específico para a dengue, por isso é comum tentar aliviar os sintomas com paracetamol.

Está circulando no Facebook um vídeo de um suposto médico, que não se identifica, e que afirma: “Fiquei sabendo que a dengue ocorre por falta de cálcio, por isso dói os músculos, por isso há sangramento. ” Além disso, essa pessoa explica que o cálcio com vitamina D deve ser ingerido antes dos sintomas da dengue e que, com essa premissa, “os dois tipos de dengue, a clássica e a hemorrágica, vão desaparecer”. No entanto, isso é falso .

A dengue é uma doença viral (ou seja, causada por um vírus) conhecida há séculos. O vírus da dengue em seus 4 sorotipos (DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4) é transmitido às pessoas através da picada do mosquito Aedes aegypti . Além disso, não existe um tratamento específico contra a dengue, por isso é comum tentar aliviar os sintomas com paracetamol.

Tomas Orduna, ex-chefe do Serviço de Medicina Tropical e Medicina de Viagem do Hospital Muñiz, explicou a uma consulta de Chequeado que o que o vídeo desinformante afirma é falso e que não tem nenhum tipo de base científica…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷