Falso: É falso que a comemoração do ‘siu’ de Cristiano Ronaldo é proibida na Argentina

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Não há lei que proíba tal celebração no futebol argentino. As regras da FIFA determinam que as federações nacionais devem buscar permissão do International Football Association Board (IFAB) para fazer alterações nas regras do jogo. Também não há registro da suposta notícia no site da Associação de Futebol Argentino (AFA).
Há relatos circulando no Facebook que afirmam que a famosa celebração do jogador de futebol Cristiano Ronaldo, seu famoso “Sui”, foi proibida na Argentina. No entanto, isso é falso.

Não há lei que proíba tal celebração no futebol argentino. As regras da FIFA estabelecem que as federações nacionais devem solicitar ao International Football Association Board (IFAB) permissão para fazer alterações nas regras do jogo em cada “confederação, país, cidade e vila”.

As Regras do Jogo 2024/25 não mencionam nenhuma proibição ou modificação quanto à celebração do “Sui”. Também não há registro da suposta notícia no site da Associação de Futebol Argentino (AFA).

Cristiano Ronaldo, ícone do futebol mundial, é o criador de sua famosa comemoração: “Siu”. O jogador português comemorou sua conquista pela primeira vez após vencer a Bola de Ouro em 2014, sua terceira vez conquistando o prêmio individual. Ele é conhecido por realizar essa comemoração toda vez que marca um gol , e tanto seus fãs quanto outros jogadores de futebol e atletas esportivos do mundo todo o imitam.

Em entrevista , o embaixador global da marca LiveScore explicou ao Goal.com que “Siu” significa “sim” em português. “Parece ter se tornado um fenômeno global, e eu adoro quando vejo outros jogadores fazendo isso, ou quando recebo vídeos de pessoas em outros esportes ou crianças imitando isso. É ótimo. Significa que sim, muito simples, mas com muito significado”, acrescentou o atleta.

Circula no Facebook que a famosa homenagem ao jogador português Cristiano Ronaldo foi proibida no futebol argentino. Em 3 de fevereiro de 2025, a postagem recebeu 2.600 curtidas, 489 comentários e 249 compartilhamentos…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷