Falso: É falso que a Antártica ganhou gelo e que isso mostra que a mudança climática não existe: é uma deturpação de um estudo científico

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Um estudo publicado pela União Europeia de Geociências conclui que as plataformas de gelo da Antártida – extensões de mantos de gelo que flutuam no oceano – cresceram. No entanto, essas plataformas de gelo representam apenas cerca de 10% da superfície da Antártica.
Um estudo publicado em uma revista da União Europeia de Geociências conclui que as plataformas de gelo da Antártica – extensões de mantos de gelo que flutuam no oceano – cresceram.

No entanto, essas plataformas de gelo representam apenas cerca de 10% da superfície da Antártica. Olhando para todo o continente, a Antártica perdeu uma média de 2.670 gigatoneladas de massa entre 1992 e 2020.

Circulam nas redes sociais postagens desinformativas que deturpam os resultados do estudo para concluir que toda a Antártica ganhou gelo e que isso supostamente negaria a existência das mudanças climáticas.

Diferentes postagens estão circulando nas redes sociais (veja ) afirmando que “a Antártica cresceu 5.305 quilômetros quadrados entre 2009 e 2010”, o que negaria a existência da atual crise climática devido ao aquecimento global. As postagens são baseadas nas supostas conclusões de um estudo publicado em uma revista da União Europeia de Geociências e realizado por pesquisadores das universidades de Leeds (Reino Unido) e Minnesota (Estados Unidos).

No entanto, isso é falso. O estudo analisou plataformas de gelo oceânicas (extensões de mantos de gelo flutuando no mar), que representam apenas cerca de 10% da superfície antártica. Olhando para todo o continente, a Antártida perdeu em média 2.670 gigatoneladas (1 gigatonelada equivale a 1 bilhão de toneladas) de massa entre 1992 e 2020, segundo o sexto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês ) . .

As evidências científicas são avassaladoras e mostram que as mudanças climáticas estão ocorrendo e são produto da atividade humana, segundo uma meta-análise publicada na revista científica Environmental Research em 2021 , que incluiu uma revisão de mais de 90.000 estudos climáticos em todo o mundo…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷