FALSO: É falso protocolo de ‘desintoxicação’ após vacina contra Covid-19

Circula nas redes sociais um suposto protocolo médico para “desintoxicação” após a vacina contra Covid-19. Tal protocolo reúne uma série de remédios e substâncias, como vitaminas, carvão ativado e ivermectina. É falso. O Ministério da Saúde e OMS classificaram as informações como enganosas e esclareceram que vacinas são seguras e eficazes. 

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais um texto com um protocolo médico para uma suposta “desintoxicação” para a vacina contra a Covid-19. Tal protocolo reúne uma série de remédios e substâncias, como vitaminas, carvão ativado e ivermectina, que, supostamente, “limpariam” o corpo após a aplicação do imunizante.

O projeto Mídia e Democracia, produzido pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Lupa, identificou que, entre março e abril deste ano, essa peça desinformativa circulou em, ao menos, sete grupos no Telegram e foi visualizada por 1.985 usuários.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Protocolo para desintoxicação pós vacina [Covid-19]Chá de funcho (…)Ivermectina (…)Vitamina C (…)Vitamina D (…)Zinco (…)CARVÃO ativado (…)Suco de coentro (…)Anis estrelado (…)Zeólita (…)Chlorella (…)”..

Veja a apuração completa no site Lupa