Apurado pelo site Lupa
Circula na internet um suposto informativo de segurança, de 28 de fevereiro de 2024, sobre um golpe chamado “cheiro da morte”, no qual criminosos abordam pessoas em locais como estacionamentos de supermercados e shoppings, com papéis semelhantes ao de provadores de perfume, contendo uma substância que deixa a vítima inconsciente. Segundo o aviso, o objetivo é “roubar, sequestrar, estuprar e até matar”. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Informativo de segurançaCHEIRO DA MORTEATENÇÃO!!!Caso você seja abordado nos estacionamentos (Extra, Assai, Makro, Walmart, Carrefour, Atacadão, Rodoviária, Terminal, Pontos de Ônibus, Americanas, Shoppings) por uma pessoa oferecendo perfume em papel para cheirar, NÃO CHEIRE!Trata-se de um um NOVO golpe e uma NOVA forma de roubo!!!Esse papel está com uma droga muito forte que te fará desmaiar; al eles aproveitam para roubar, sequestrar, estuprar e até matar.São papéis iguais aos das perfumarias! NÃO ACEITEMEncaminhe essa mensagem para seus amigos e familiares e SALVE UMA VIDA!Fonte: texto adaptado de mensagem enviada pelo Departamento de Polícia Civil.”
Não há evidências sobre o suposto golpe do “cheiro da morte”. Versões desse texto circulam na internet há pelo menos seis anos. Além disso, os estabelecimentos citados na mensagem negaram a denúncia…
Veja a apuração completa no site Lupa