Falso: É falsa teoria conspiratória que tenta, sem provas, ligar Moraes à morte de Teori

Apurado pelo site Aos Fatos

Não há evidências que liguem o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes ao acidente aéreo que vitimou seu antecessor, o ministro Teori Zavascki, morto em janeiro de 2017. Na verdade, todas as investigações do caso descartaram hipóteses de crime e concluíram que o episódio foi um acidente em decorrência das condições climáticas adversas.

Publicações com as alegações enganosas acumulam milhares de visualizações no TikTok. As postagens também circulam no WhatsApp, plataforma em que não é possível medir o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Publicações nas redes enganam ao afirmar, sem apresentar provas, que Alexandre de Moraes seria responsável pela morte de Teori Zavascki, vítima de um acidente aéreo em Paraty. A aeronave de pequeno porte em que estavam o ex-ministro e outras quatro pessoas decolou do Campo de Marte (SP) em direção a Paraty (RJ). Não houve sobreviventes.

À época, a Polícia Federal, a FAB (Força Aérea Brasileira) e o MPF (Ministério Público Federal) abriram três frentes de investigação para averiguar as causas da queda da aeronave. Todas descartaram a hipótese de sabotagem.

Em janeiro de 2018, um ano após o acidente, a FAB concluiu que o episódio foi um acidente que teve, entre seus fatores, as condições climáticas adversas na data e desorientação espacial…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos