Apurado pelo site Lupa
Circula pelo WhatsApp uma mensagem viral dizendo que haverá uma blitz “a partir de amanhã em toda cidade” para apreender veículos irregulares, com o objetivo de arrecadar dinheiro para o governo. O texto não especifica o estado ou a data da ação – somente afirma que isso ocorrerá “nas próximas duas semanas” até ser atingida a meta de arrecadação. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Blitz a partir de amanhã em toda a cidade para apreender moto e carro com documento atrasado e pessoas conduzindo sem CNH, pneu careca e tudo, inclusive direção perigosa e sem acessórios obrigatórios como direção e pilotagem com chinelo e ou descalços. Durante duas semanas ou até atingirem a meta todos os órgãos de segurança pública estão envolvidos para arrecadar fundos para o governo Fiquem atentos. Repassem para todos, vai ser em todas regiões
A mensagem é antiga e circula, pelo menos, desde 2015. Não há nenhuma informação oficial de que algum Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no país pretende realizar uma blitz para aumentar a arrecadação para o governo por meio de multas…
Veja a apuração completa no site Lupa