Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais a imagem de uma nota supostamente emitida em 9 de fevereiro de 2024 pela Comissão Interclubes Militares, formada pelo Clube Militar, Clube Naval e Clube de Aeronáutica, com críticas à “atuação ilegal e corrupta do poder Judiciário, em especial o Supremo Tribunal Federal (STF)”. O texto ainda cita que a violência é o “último cenário”, mas que a organização não irá hesitar em “tomar medidas enérgicas para restaurar a ordem e a segurança” do Brasil. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Defesa da Pátria, contra a tirania do Judiciário Rio de Janeiro, 09 de fevereiro de 2024.Os membros dos clubes militares, em nome da defesa da ordem e da legalidade, vêm a público manifestar sua posição inabalável diante da atual situação que assola nosso país. Não podemos mais tolerar a atuação ilegal e corrupta do poder judiciário, em especial da Supremo Tribunal Federal (STF), que tem se mostrado conivente com os interesses do crime organizado. Chegou o momento de agir com firmeza e determinação. Os generais, almirantes e brigadeiros que se tornaram lacaios do crime devem compreender que não serão mais tolerados em nossas fileiras. Exigimos que se entreguem à justiça militar e sejam responsabilizados pelos seus atos. Caso contrário, não hesitaremos em tomar medidas enérgicas para restaurar a ordem e a segurança em nosso país. Sangue nas ruas é o último cenário que desejamos, mas não hesitaremos em agir para proteger nossa nação. Que fique claro: ainda existem homens com coragem e determinação, dispostos a enfrentar os desafios que se apresentam. Não seremos intimidados e não permitiremos que o crime organizado continue a subjugar nossa pátria. Que Deus proteja o Brasil.”
Trata-se de um documento apócrifo. Em nota publicada pelo Clube Militar em 9 de fevereiro, os presidentes dos clubes das três forças negaram a autoria do texto. “Está circulando nas mídias sociais uma nota falsa com o título ‘Defesa da Pátria, contra a tirania do Judiciário’, datada de 9 de fevereiro de 2024, cuja autoria é atribuída à Comissão Interclubes Militares. Os presidentes do Clube Naval, do Clube Militar e do Clube de Aeronáutica reiteram se tratar de uma fake news!”, esclareceu a instituição…
Veja a apuração completa no site Lupa