Apurado pelo site Fato ou Fake
Vídeo é uma montagem faz a boca de personagem mexer como se estivesse falando em português um falso texto de despedida.
Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra uma mensagem de despedida dos tripulantes do submarino que implodiu durante uma expedição turística para ver os destroços do Titanic. É #FAKE.
Selo fake — Foto: G1
Uma legenda diz: “Que tristeza…. Você já saber que vai morrer em poucas horas. Mensagem de despedida tripulantes do submarino.” No vídeo, uma voz diz: “Hoje é minha última noite de oxigênio aqui no fundo do mar . Eu sou um dos tripulantes do submarino Titan e estamos presos aqui no fundo do oceano em nossa expedição ao Titanic. O ambiente aqui é sombrio e triste . Temos apenas algumas horas de oxigênio restante. É estranho como uma expedição cheia de sonhos e esperança pode terminar tão tristemente. A natureza é implacável e não se importa com o nosso sonhos ou planos. Quero agradecer por todas as orações e pensamentos positivos de todos vocês. Eles têm me mantido forte nestes últimos dias. O amor de minha família e amigos continua a me guiar . Mesmo aqui preso no fundo do mar sinto a força do amor e da união de todos vocês. Embora a tristeza de partir seja grande, quero que vocês saibam que estou em paz. A morte não é o fim . Apenas uma mudança para um lugar melhor. Quero que vocês se lembrem de mim como alguém que lutou por seus sonhos e que amava profundamente aqueles ao seu redor . Mnha última súplica é que todos continuem orando por nós para que possamos encontrar a paz e a redenção. Espero que algo bom possa sair disso tudo, que possamos aprender e crescer a partir de nossos erros e dificuldades. E quem sabe um dia, quando estivermos juntos novamente, possamos rir desses momentos difíceis e entender que tudo faz parte de um plano maior. Não tenham medo de seguir seus sonhos mesmo que pareçam impossíveis. A vida é uma aventura cheia de altos e baixos. Nunca deixem de acreditar em si mesmos e no poder do amor. Este é meu adeus meus amigos. Obrigado e até logo.”
O vídeo não é real. É uma montagem que usa um áudio falso e uma manipulação que faz os lábios de uma das imagens se mexerem como se ele estivesse falando em português. Não há qualquer movimento na cena além dos lábios do personagem.
A ferramenta DeepWare, especializada em detecção de deepfake, analisou o vídeo e apontou que ele é totalmente falso…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake