Apurado pelo site Fato ou Fake
Cenas foram geradas por uma página de dois criadores de conteúdo. Especialista alerta, entretanto, que acidente pode ocorrer.
Circula nas redes sociais um vídeo supostamente gravado por câmera de segurança que mostra o momento em que uma mulher sofre um choque elétrico ao usar uma airfryer. É #FAKE.
— Foto: g1
No vídeo viral, um homem narra a cena e afirma que é um alerta sobre os perigos ao lidar com eletricidade. Ele diz que a mulher, que cozinha com os pés descalços e introduz um objeto na airfryer, leva o choque enquanto mexe no equipamento. No alto da tela aparece uma luz piscando, indicando uma gravação em andamento.
O vídeo não mostra uma situação real. É apenas uma encenação para servir como exemplo, embora o autor não deixe isso explícito. O vídeo circula sem legendas no WhatsApp, mas uma busca pela origem das imagens permite chegar a uma página do Facebook que atua com criação de conteúdos.
Na página, o vídeo aparece com a legenda: “Uma câmera de segurança filmou algo que todo o mundo precisa ver”. A publicação original, de 14 de março de 2024, acumulou mais de 94 mil curtidas e 5,6 milhões de visualizações em duas semanas. Outros vídeos com os mesmos atores, o mesmo narrador e o mesmo padrão gráfico são exibidos na página, sempre com encenações de alerta para perigos domésticos…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake