Apurado pelo site Fato ou Fake
Publicação fraudulenta adulterou vídeo original que mostrava cantor falando de outro assunto e inseriu um áudio falso, criado por inteligência artificial. Anvisa desmente que produto tenha registro como medicamento; médico da Sociedade Brasileira de Hepatologia aponta alegações falsas.
Circula nas redes sociais um vídeo em que o cantor Zezé Di Camargo recomenda o produto Fignar para tratamento de gordura no fígado. É #FAKE.
— Foto: g1
A publicação aparece como anúncio publicitário em plataformas sociais: “Fignar gotas com sua composição natural e eficácia comprovada na eliminação de gordura no fígado, não possui contraindicações, livre de efeitos colaterais, tem autorização da Anvisa e a garantia de 90 dias (…).” No vídeo que acompanha o texto, uma voz que imita a de Zezé Di Camargo diz que ele recomenda o medicamento.
A publicação é falsa. Zezé Di Camargo informou, por meio de sua assessoria, que não publicou nenhum vídeo com esse teor.
A montagem adulterou um vídeo publicado nas redes sociais do cantor, de 6 de novembro de 2021, em que ele lamentava a morte de Marilia Mendonça. Os fraudadores que criaram o vídeo falso trocaram o áudio original por outro que imita a voz do cantor —como se ele recomendasse o produto. Duas ferramentas de detecção apontaram que esse áudio foi gerado por inteligência artificial…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake