Falso: É #FAKE vídeo de Márcio Bonfim noticiando ‘escândalos de corrupção’ envolvendo candidato a prefeito de Surubim

Apurado pelo site Fato ou Fake

Um vídeo adulterado com um áudio gerado por inteligência artificial induz o leitor a acreditar se tratar de conteúdo exibido no NE1, pela TV Globo, o que não é verdade.
Circula nas redes sociais um vídeo em que o apresentador da TV Globo Márcio Bonfim supostamente noticia no NE1 “escândalos de corrupção” envolvendo o candidato a prefeito de Surubim, no Agreste, Cléber Chaparral (União Brasil). É #FAKE.

O vídeo insere um áudio falso — produzido por inteligência artificial — na abertura de uma edição antiga do NE1. A voz adulterada do apresentador afirma que “uma recente revelação dos escândalos e corrupção envolvendo o candidato Chaparral abalou profundamente a confiança da população de Surubim”.

O áudio falso também diz: “Chaparral, que já foi prefeito da cidade Orobó, está sendo investigado por uma série de irregularidades graves. Dentre as acusações mais contundentes está a criação de empresas fantasmas em nome de seu próprio irmão, com o intuito de fraudar licitações públicas durante seu mandato em Orobó”.

O áudio fraudulento também afirma que, “com essas denúncias em destaque, a Polícia Federal anunciou que estará presente em Surubim no dia da votação para garantir a segurança e lisura do processo eleitoral”…

Veja a apuração completa no site Fato ou Fake