As imagens são de um vídeo promocional e mostram uma personagem de vídeo game.
Apurado pelo site Fato ou Fake
Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostraria uma mulher artificial chamada Hoori, fabricada na China. O texto alega que a mulher funciona com inteligência artificial e que pode ser comprada por 50 mil euros. É #FAKE.
— Foto: g1
A mensagem falsa diz: “Mulher artificial, fabricada na China acabou de ser lançada no mercado chinês. A carne do corpo é feita de material 100% Fanta Flesh com partes de silicone. Uma única carga funcionará por 72 horas sem interrupção. Sem alma. Não há necessidade de comida. O preço de mercado é de 50.000€ + impostos. É chamado de “HOORI”. Funciona com inteligência artificial, portanto, pode falar qualquer idioma com 99% de precisão. A empresa está planejando este “HOORI na ‘ÍNDIA’ em breve para atingir a juventude da Índia. *Sem dote… Sem horóscopos. Cozinha, faz o dever de casa, sem discussões, sem exigências ou ordens.”
A imagem não mostra uma mulher artificial criada na China. As imagens são da personagem Chloe do jogo de Playstation Detroit Become Human. Um vídeo disponível no Youtube desde 2018 mostra as mesmas cenas e falas. Durante a conversa, a personagem revela que seu nome é Chloe e que ela é uma assistente pessoal que cuida das tarefas diárias, como cozinhar e gerenciar compromissos e que de fato não tem uma alma como os humanos.
A mensagem falsa que viraliza em português circula também em outros países e idiomas e já foi alvo de checagens publicadas por Newschecker, Crescendo, Alt News, Malumatfurus , Telugupost e AfricaCheck, entre outros…