Apurado pelo site Fato ou Fake
Gravação é de 2023 e homem que Guardiola deixa de cumprimentar é um técnico inglês.
Circula nas redes sociais em maio de 2024 um vídeo que mostra o momento em que o técnico espanhol Pep Guardiola, do Manchester City, deixa de cumprimentar um homem de terno e gravata. Legendas afirmam que Guardiola deixou de cumprimentar um suposto representante de Israel. É #FAKE.
— Foto: g1
Uma legenda em publicação do X diz: “O famoso treinador espanhol Pep Guardiola se recusou a cumprimentar o representante israelense.”
A fake news circulou em 27 de maio, um dia depois de um ataque de Israel ter atingido um campo de refugiados em Rafah, na Faixa de Gaza (Palestina). Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, cerca de 45 pessoas morreram durante o ataque, entre elas mulheres e crianças. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, classificou a ação de um “erro trágico”.
O vídeo é de 6 agosto de 2023, antes do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. O conflito foi iniciado dois meses depois, em 7 de outubro do mesmo ano, quando o Hamas invadiu o território israelense, matando cerca de 1,2 mil pessoas…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake