FALSO: É #FAKE que vídeo mostre fiscalização do Ibama contra produtor rural em 2023

Cenas foram gravadas em 2020 em meio à pandemia do coronavírus. Operação retirou invasores de terra indígena Cachoeira Seca para evitar contágio . Homem já havia sido advertido, mas desobedeceu agentes.

Apurado pelo site Fato ou Fake

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra agentes do Ibama, supostamente sob o governo do PT, ameaçando um produtor rural. Uma legenda diz: “Humilhação. Ibama ameaça produtor rural. E o povo sofrendo culpa desses petistas malditos”. É #FAKE.

— Foto: g1

O vídeo é autêntico, mas a legenda que o acompanha distorce o momento e o contexto em que foi gravado. As cenas não foram registradas em 2023, como a legenda sugere, mas em 2020, durante o governo Bolsonaro.

A ação foi realizada por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que retiraram invasores da Terra Indígena Cachoeira Seca, no Pará, entre abril e junho daquele ano. Cachoeira Seca registrou em 2020 o 6º ano seguido de alta no desmatamento.

Segundo o Ibama, o homem que aparece no vídeo já havia sido advertido anteriormente sobre a ordem de desocupação, mas desobedeceu a equipe de fiscalização…

Veja a apuração completa no site Fato ou Fake