Falso: É #FAKE que vídeo mostre Exército reagindo a traficantes que tentam recuperar droga apreendida

Apurado pelo site Fato ou Fake

O centro de comunicação social do Exército informa em nota que não houve ataque.
Circula nas redes sociais vídeo que mostra soldados pegando fuzis e se preparando para uma ação. Legendas afirmam ser uma reação dos militares a um ataque de traficantes para recuperar drogas apreendidas pelo Exército horas antes. #É FAKE.

— Foto: g1

Uma das legendas diz: “A situação na fronteira entre os países Brasil e Colômbia no 2° Pelotão de Fronteira Ipiranga, sob o Comando da 16° Brigada de Infantaria de Selva e do CFSOL/8°Bis AM, foi de correria nessa madrugada do dia 25 de Dezembro de 2023, uma tentativa de recuperar as drogas presas pelo Exército Brasileiro, mas imediatamente os soldados de sentinela reagiram ao confronto e acionando os demais militares e moradores do Pelotão de Ipiranga…Eita Brasil. Selvaaaaaaaaaa”

O vídeo é real, mas as cenas não mostram militares na Amazônia tentando frear uma tentativa de recuperação de droga apreendida.

Trata-se, na verdade, de uma etapa anterior à apreensão: os militares haviam constatado que traficantes haviam rompido um bloqueio fluvial na calha do rio Içá, no Amazonas, perto da fronteira com a Colômbia. Então, passaram a se preparar para a ação —era essa a cena retratada nos vídeos que viralizaram…

Veja a apuração completa no site Fato ou Fake