Apurado pelo site Fato ou Fake
Vídeo viral manipula a tradução do nome “lúcifer” (“aquele que brilha” ou “o portador da luz”, em latim) para gerar desinformação.
Circula nas redes sociais um vídeo segundo o qual o Papa Francisco promoveu um cântico de louvor a Lúcifer no Vaticano. É FAKE.
— Foto: g1
Legendas falsas sobre o vídeo dizem: “Louvor a Lúcifer no Vaticano” . No vídeo, enquanto um religioso entoa o hino “Precônio Pascal”, uma voz masculina diz, em português: “Isso foi filmado no Vaticano e deixou o mundo todo assustado. Prestem atenção na letra da música”. Então, o cântico religioso é falsamente traduzido como se a letra dissesse: “Lúcifer flamejante encontra humanidade” e “Lúcifer nunca será derrotado”.
O hino “Precônio Pascal” não louva Lúcifer, diferentemente do que alega o vídeo viral. O Fato ou Fake mostrou o vídeo ao professor Alex Augusto Marcelo, bacharel em linguística pela Universidade Estadual de Campinas, onde também recebeu o certificado em Línguas Clássicas. Ele é autor de um canal de ensino da língua latina no YouTube criado em 2013.
O professor explica que o vídeo viral usa uma tradução incorreta de um trecho em latim do “Precônio Pascal”:..
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake