Falso: É #FAKE que vídeo mostre blitz de criminosos armados; cena é de uma série

Apurado pelo site Fato ou Fake

Imagens foram gravadas no Rio e são de série para a internet, diz criador de projeto. Segundo a PM, cenas são de 2022.
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma blitz de criminosos armados. Legendas sugerem que o episódio é recente e ocorre durante o governo Lula, iniciado em janeiro de 2023. É #FAKE.

— Foto: g1

A mensagem falsa diz: “Blitz realizada por facção… Essa eu nunca tinha visto. Ministro Flávio Dino, esses daí também vão devolver as armas?” e “Faz o L.”

No vídeo falso o homem diz: “Blitz pela polícia eu já vi. Pra que? Pra ver se tem motorista embriagado. Pra ver se tem arma dentro dos carros, se tem pessoas com mandado de prisão em aberto, foragidos da justiça. Só que as blitz estão acontecendo, sendo realizadas por traficantes armados com fuzil. Eles param os carros que chegam nas comunidades e querem olhar lá dentro quem são os passageiros. Tudo isso em plena luz do dia. É difícil de acreditar, mas infelizmente é a realidade do Brasil. Acompanhe.”

As imagens são uma cena de uma série feita para a internet chamada Favela RJ. O Fato ou Fake conversou com um dos realizadores do projeto que tinha, segundo ele, o objetivo de falar sobre a realidade das comunidades e sobre o risco de se associar ao tráfico de drogas…

Veja a apuração completa no site Fato ou Fake