Apurado pelo site Fato ou Fake
Na verdade, as cenas foram gravadas durante tumulto em uma assembleia sindical em outro estado (Ceará), em outro período (início de abril) e não envolvem Pimenta —ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo Lula.
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um tumulto em um ginásio, acompanhado de legendas que afirmam que as imagens mostram ataques ao ministro Paulo Pimenta no Rio Grande do Sul durante a tragédia que atinge o estado. É #FAKE.
— Foto: g1
Uma das legendas diz: “Paulo Pimenta sendo recebido em Canoas”. Outra legenda diz: “Enquanto isso….ministro do governo Lula é recebido calorosamente na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul”.
Paulo Pimenta é ministro da Secretaria da Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. Canoas e Esteio são duas das cidades gaúchas afetadas pelas enchentes.
Uma busca pela origem das imagens mostra que elas já estão publicadas na internet desde 4 abril de 2024 —antes, portanto, de 29 de abril, quando começaram as primeiras chuvas no Rio Grande do Sul…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake