Falso: É #FAKE que vídeo em que onda invade estrada tenha sido gravado no Rio Grande do Sul; imagens são do Japão

Apurado pelo site Fato ou Fake

As imagens foram gravadas no Japão em março de 2011 e não têm relação com a tragédia no Rio Grande do Sul, ocorrida em maio de 2024.
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o momento em que vários carros dão meia volta em uma estrada para fugir de uma onda gigante. Legendas afirmam que a cena foi gravada em maio de 2024 no Rio Grande do Sul. É #FAKE.

selo fake — Foto: g1

As imagens foram gravadas no Japão em março de 2011 e não têm relação com a tragédia no Rio Grande do Sul, ocorrida em maio de 2024.

Ao analisar o vídeo viral –que circula no WhatsApp–, é possível ver o endereço de um perfil no TikTok em que leitores alertam o autor, e ele mesmo admite posteriormente, que o vídeo tem origem no Japão.

Uma legenda falsa aplicada sobre o vídeo viral alega que cinco barragens foram abertas sem autorização. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) desmente: “As barragens são do tipo soleira livre, ou seja, não possuem capacidade de armazenamento e regularização de cheias, são usinas do tipo “fio d’água”. Em outras palavras, as vazões afluentes são totalmente defluidas, portanto não há como agravar as cheias”, diz…

Veja a apuração completa no site Fato ou Fake