Apurado pelo site Fato ou Fake
Imagens foram registradas em 2019 após ação de reintegração de posse ordenada pela Justiça.
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem mostra uma plantação destruída e reclama do governo e da Codevasf. Legendas afirmam que o vídeo é atual. É #FAKE.
— Foto: g1
Uma das legendas diz: “O horror comunista… Estão devastando nossa agricultura.. Nossa comida… Se preparem… Tomaram o Brasil e vamos perder nossa liberdade.” No vídeo, o homem diz: “Olá Brasil, eu estou aqui no assentamento Abril Vermelho, zona rural de Juazeiro da Bahia, projeto Salitre para mostrar para vocês o que a Codevasf junto com esse governo desse país está fazendo com os agricultores. Aqui são 1727 hectares só no projeto aqui no setor do projeto Salitre no assentamento Abril Vermelho aonde todas as fruteiras estão sendo derrubadas. (…) Já tem tanto desempregado de ontem para cá foi desempregado só aqui nesse acampamento mais de 4.000 pessoas que trabalhava aqui ou entre os donos de roça e e os seus funcionários. Tá aqui a maior destruição, país ladrão, corrupto.”
O vídeo não é recente. Pesquisa reversa das imagens mostra que está publicado no Youtube pelo menos desde 2019. Procurada pelo Fato ou Fake, a assessoria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codesvaf) afirma que naquele ano a Polícia Federal cumpriu mandados de reintegração de posse de áreas pertencentes a projetos públicos de irrigação da Codevasf nos municípios de Juazeiro (BA) e Casa Nova (BA), por ordem da Justiça Federal. Também diz que as áreas que à época foram objeto de reintegração são destinadas à regular operação de empreendimentos de agricultura irrigada e a reserva legal.
O g1 publicou uma reportagem a respeito da operação na época. As terras, que eram ocupadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), pertenciam à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)…