Apurado pelo site Fato ou Fake
As afirmações de César Tralli não se referem à vacina contra a Covid-19. Na verdade, ele fala sobre a vacina contra a febre amarela.
Circula nas redes sociais um vídeo editado que mostra o apresentador César Tralli falando sobre vacina. Legendas que acompanham o vídeo alegam que ele está se referindo à vacina bivalente contra a Covid-19. É #FAKE.
O vídeo original é de janeiro de 2018, e nele o apresentador da TV Globo fala sobre a vacina da febre amarela. A pandemia da Covid-19 foi declarada em 2020, dois anos depois. A vacinação contra a Covid-19 foi iniciada no Brasil em 2021, e a vacina bivalente só começou a ser usada em 2023.
— Foto: g1
✅ Clique aqui para seguir o canal do Fato ou Fake no WhatsApp
O vídeo adulterado que circula nas redes tem uma legenda que diz: “Sobre a vacina _”bivalente.”_ 👆O QUE SERÁ QUE ACONTECEU QUE A GLOBO ESTÁ FALANDO 🗣️ A VERDADE? PELO MENOS UMA VEZ ESTÃO ASSUMINDO O PERIGO DAS VACINAS (…). ” O vídeo falso tem uma tarja que diz: “Vacinas (a verdade proibida)”. Na versão fraudulenta, a fala do apresentador e adulterada e aparece da seguinte forma: “Gente, é importante lembrar o seguinte: a vacina tem, sim contra indicações. Tem riscos à saúde. O secretário municipal da saúde aqui de São Paulo, Wilson Pollara, me confirmou agora a pouco por telefone que duas pessoas já morreram aqui em São Paulo depois de tomar a vacina, um homem e uma mulher. Os médicos suspeitam que eles estavam com a imunidade baixa. E outras três mortes de pessoas que tomaram a vacina também estão sendo investigadas. Uma delas deve se confirmar: mais um homem. Todas essas pessoas tomaram vacina de outubro para cá”…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake