De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, informação “não faz o menor sentido” e aumento de casos está relacionado com o período de sazonalidade dos vírus respiratórios.
Apurado pelo site Fato ou Fake
Circula nas redes sociais a afirmação de que o aumento dos casos de crianças com infecções respiratórias graves em Pernambuco – que tem deixado superlotadas as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do estado – é causada pela vacina contra a Covid-19. É #FAKE.
— Foto: g1
A mensagem falsa diz que “essa superpopulação de crianças nas UTIs são de elementos que tomaram essa vacina”.
Procurada pelo Fato ou Fake, a diretora geral de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), Sarah Ribeiro, disse que o imunizante contra a Covid não tem relação com o aumento na ocupação das UTIs pediátricas no estado. “A vacina não causa doença, portanto, não tem relação com a lotação das UTIs”, afirmou.
Segundo a gestora Sarah Ribeiro, o aumento do número de casos de infecções entre as crianças está relacionado ao período de sazonalidade dos vírus respiratórios, registrado, anualmente, entre os meses de março e julho. Ainda de acordo com ela, a maioria dos casos notificados não é provocada pelo Sars-Cov-2, o vírus da Covid-19…