Apurado pelo site Fato ou Fake
Publicação que viralizou nas redes sociais omite números de mortes e de área afetada muito maiores nos EUA e gastos para reconstruir região atingida, além de ‘inflar’ desabrigados.
Circula nas redes sociais uma publicação que compara alguns números resultantes dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde o mês passado com dados do furacão Katrina, que atingiu os Estados Unidos há 19 anos. A informação, no entanto, é #FAKE.
O post, publicado no Twitter e que já conta com mais de cem mil visualizações, afirma que 400 mil pessoas ficaram desabrigadas nos Estados Unidos em decorrência do Katrina, número inferior, segundo a publicação, aos do Rio Grande do Sul, que teria registrado 618 mil.
Ambos os números estão incorretos. Segundo o mais recente balanço divulgado pelo governo gaúcho, o estado tem 582.633 mil desabrigados, enquanto que o Katrina chegou a desabrigar mais de um milhão de pessoas.
Quando cita os valores envolvidos na reconstrução dos locais afetados pelo Katrina, a publicação cita o montante de 125 bilhões de dólares (cerca de R$ 641 bilhões), abaixo dos 190 bilhões (cerca de R$ 974 bilhões) anunciado como gastos para recuperar locais atingidos pelo furacão…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake