Apurado pelo site Fato ou Fake
A médica infectologista Tânia Chaves, integrante da diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, e o MInistério da Saúde desmentem a mensagem falsa.
Circula nas redes sociais um vídeo em que uma mulher recomenda tomar 200 ml de suco de limão e seis doses de 50 ml de caldo de cana para curar dengue. É #FAKE.
— Foto: g1
No vídeo, a mulher diz: “Esprema 200 ml do limão taiti. Dá mais ou menos um copo de limão. Beba todo o copo de uma vez só. Basta apenas uma dose. A carga viral vai acabar, bem como todos os sintomas, nas próximas horas. Nos casos de dengue, em que as plaquetas começam a baixar, o que pode levar à dengue hemorrágica, é preciso tomar os 200 ml de limão para erradicar a carga viral primeiro e logo depois fazer o seguinte procedimento: tomar de hora em hora 50 ml de caldo de cana. Pode tomar esse volume de caldo de cana por umas seis horas consecutivas. Esses dois procedimentos vão eliminar a carga viral e aumentar muito rapidamente as plaquetas no sangue. ”
O Fato ou Fake mostrou o vídeo para a médica infectologista Tânia Chaves, integrante da diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), pesquisadora em saúde pública pelo Instituto Evandro Chagas e professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará. Ela desmente o conteúdo.
Tânia Chaves explica que, para o controle de carga viral de qualquer vírus, é necessário o uso de fármacos, conhecidos como antivirais, que agem em estruturas biológicas dos vírus e impedem a incorporação de partículas virais à célula humana. “Até a presente data não existe nenhuma evidência cientifica de que suco de limão ou caldo de cana tenham propriedades fitoterápicas para controlar a carga viral do vírus da dengue”, diz…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake