Segundo áudio falso, mistura acontece em todas as produtoras de pó de café embalado a vácuo do país para dar ‘peso e volume’. Ministério da Agricultura afirma que não detectou nenhuma amostra de café com vestígios de sangue.
Apurado pelo site Fato ou Fake
Circula nas redes sociais um vídeo que diz que fábricas de café no Brasil misturam sangue de boi ao produto para aumentar o “peso e volume” das embalagens. É #FAKE.
Na gravação, um suposto motorista de caminhão diz que presenciou a chegada de caminhões-tanque cheios de sangue de boi em uma fábrica de café no Espírito Santo. O áudio é acompanhado de fotos estáticas de tanques com um líquido vermelho.
— Foto: G1
O homem diz: “Eu fui carregar um café no Espírito Santo, lá em Vitória, e cheguei lá na câmara fria. Encostei a carreta, e dali a pouco encostaram duas carretas-tanque. Aquilo me encucou. Carreta-tanque em fábrica de café? Falei: ‘vem cá, vou fazer uma pergunta meio indiscreta. Você vai carregar o que?’. Ele falou: ‘Não, vou descarregar. Sangue de boi. A gente coleta nos frigoríficos e traz pra cá’[…] O sangue de boi, eles torram ele, moem, e põe a vácuo junto com o café pra dar peso e volume. Eu vi os caras descarregando. […] Você quer tomar café puro? Vê no mercado o que tem o grão, mói na hora. Até o sabor é diferente. Esses que você compra a vácuo, qualquer um deles, nós fornecemos sangue de boi para todas as fábricas de café que é a vácuo.”
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), entidade que representa as indústrias de torrefação e moagem de café de todo o país, afirmou que o vídeo é mentiroso e antigo…