Apurado pelo site Fato ou Fake
Trata-se, na verdade, de um termômetro, que serve para indicar quando a carne atingiu a temperatura adequada. Vídeo com desinformação atingiu mais de 200 mil visualizações no TikTok e no X.
Circula nas redes sociais um vídeo em que uma mulher aponta para o termômetro de uma ave temperada e afirma que o dispositivo é um código de barras que apita e denuncia por furto pessoas que saem da empresa ou do supermercado com o produto para que sejam presos. É #FAKE.
selo fake — Foto: g1
No vídeo, a mulher diz: “Isso aqui é um código de barras que vem junto com o chester, tá bom? Esse código de barras, ele é pra quando você sair com o seu chester, que a sua empresa te dá, ou que você vai comprar no supermercado, ele apitar e você passar como bandido, e pra vocês serem presos, e pra não conseguir ajudar o nosso querido colega, nosso querido presidente, nosso querido capitão Jair Messias Bolsonaro. Então, por favor, não comprem chester, tá bom? Ainda pouco eu saí do supermercado e começou a apitar por conta disso aqui. Isso aqui não sai. Eu vou deixar ali no micro-ondas pra poder descongelar um pouco e tirar isso aqui. Mas, por favor, não comprem chester nesse Natal. Vocês já estão avisados.”
O vídeo alcançou 227 mil reproduções no TikTok em cinco dias e 216 mil visualizações no X em um único dia. As publicações geraram tanta perplexidade que em alguns comentários as pessoas especulam se a protagonista fala sério ou se pode ser apenas uma brincadeira.
Após mostrar a ave e o pino, a mulher mostra uma embalagem com a inscrição “Sadia Supreme Ave Temperada”. A ficha do produto no site do fabricante aponta que ele é fornecido com termômetro…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake