Falso: É #FAKE que piloto de avião que caiu em Vinhedo pediu para pousar no Aeroporto de Viracopos

Apurado pelo site Fato ou Fake

Empresa responsável pela navegação aérea em Viracopos, a NAV Brasil, informou que a torre de controle não foi contatada pelos tripulantes da aeronave ATR-72 na sexta-feira (9).
Circulam nas redes sociais publicações que afirmam que o piloto do avião — que caiu em Vinhedo e provocou a morte de 62 pessoas — teria pedido autorização para pousar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. O pedido teria sido negado pela torre de controle. É #FAKE.

selo fake — Foto: g1

Uma das postagens enganosas exibe o trajeto da aeronave envolvida no acidente na plataforma Flightradar24, que exibe o tráfego aéreo em tempo real, acompanhada do texto: “Acabei que descobrir que os pilotos do vôo VOEPASS 2283 pediu autorização de pouso no aeroporto de Viracopos, e a torre de Viracopos recusou a autorização, se a torre aceitasse a autorização, a história não ia acabar tragicamente, mas infelizmente terminou tragicamente”.

Áudios atribuídos a pilotos de avião também são compartilhados no WhatsApp, disseminando as seguintes informações falsas: “O piloto pediu para descer e o controle não autorizou, alertou sobre o problema de gelo e não foi autorizado. Está no nosso grupo dos pilotos. Está tudo explicando. Foi gelo”.

✅Siga o canal “Fato ou Fake” no WhatsApp..

Veja a apuração completa no site Fato ou Fake