Apurado pelo site Fato ou Fake
Entidade pertence ao traficante José Cláudio Fontoura Piuma, conhecido como Gaúcho
Circula nas redes sociais um vídeo gravado durante uma operação policial na cidade do Rio que mostra a apreensão de fuzis dentro de um bunker que ficava nos fundos de uma ONG, em uma construção. Nas imagens, a pessoa que faz a filmagem afirma que a entidade pertence ao apresentador Luciano Huck, da TV Globo. É #FAKE.
— Foto: g1
O vídeo começa com policiais empilhando uma série de armas e, na sequência, também mostra munições em cima de uma mesa. Em dado momento, o locutor interage com uma outra pessoa, que não aparece no enquadramento da imagem. Ele diz:
“Fala para ele entrar, para vir aqui na ONG do Luciano Huck. Isso aqui é ONG. Para quem tinha dúvida de que essas organizações estavam associadas ao tráfico de drogas, está aqui uma prova irrefutável. Não só associadas, mas auxiliam no tráfico, escondendo armas e procurados da Justiça”, diz o autor do vídeo.
A declaração é falsa. Segundo informações da polícia, o esconderijo onde os homens e o armamento foram encontrados fica dentro da sede do “Projeto Multiplicação Social”, que ocupa um galpão na favela. A ONG foi fundada em julho de 2021 pelo traficante José Cláudio Fontoura Piuma, conhecido como Gaúcho…