Apurado pelo site Fato ou Fake
STF esclarece que conteúdo é “completamente fantasioso e de desinformação sem escrúpulos” e diz que a autoria do vídeo já está sob apuração dos órgãos competentes. Construtora afirma que detém propriedade integral e exclusiva do empreendimento.
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem mostra um edifício em construção em Penha, Santa Catarina, e afirma que o imóvel pertence ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin. É #FAKE.
No vídeo, o homem mostra o prédio e diz: “Estou aqui na Penha, Santa Catarina, esse prédio aqui é do ministro Fachin. Vou mostrar pra vocês a vista aqui da cidade. Aqui vocês estão vendo uma parte da cidade. Esse terreno aqui é da prefeitura. Olha aqui ó. Isso aqui é perto de Camboriú. Dá 30 km de Camboriú. Esse prédio é do ministro Fachin. Vocês acham que aquele vagabundo sem vergonha tem condições de construir um prédio desse? O que que vocês acham? Se isso aqui não é roubalheira. Pura roubalheira e falcatrua de dinheiro desviado e de roubo. Olha aí ó. Então é isso aí. Isso é Brasil.”
Procurada, a assessoria do Supremo Tribunal Federal (STF) afirma que “trata-se de conteúdo completamente fantasioso e de desinformação sem escrúpulos” e diz que “a autoria do vídeo já está sob apuração dos órgãos competentes.”
Busca reversa em uma das imagens mostradas do vídeo viral leva ao site da empresa Santer Empreendimentos. Consultada pelo Fato ou Fake, a empresa reconhece o prédio do vídeo viral como um de seus empreendimentos e deixa claro que a mensagem é completamente falsa, ressaltando que não há qualquer relação com o ministro…