FALSO: É #FAKE que Lula decretou fim dos aplicativos de entrega

Não há qualquer registro no Diário Oficial da União envolvendo o término dessas plataformas no país, nem qualquer inclusão de projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados.

Apurado pelo site Fato ou Fake

Circula nas redes sociais uma mensagem dizendo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou o fim dos aplicativos de entrega. É #FAKE.

É #FAKE que Lula decretou fim dos aplicativos de entrega — Foto: G1

“Lula decreta fim dos aplicativos de entrega. Não temos a quem recorrer, várias pessoas ficará sem trabalhar (sic)”, afirma o texto falso.

A imagem que acompanha a postagem foi retirada de uma reportagem da Jovem Pan – que não noticiou a informação falsa, mas, sim, abordou uma declaração de Lula sobre a temática. O vídeo do programa “Os Pingos nos Is” consta no YouTube, em uma publicação de 1º de março. Na declaração do presidente, não há qualquer menção ao “fim dos aplicativos de entrega”.

Em um evento com a Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA) no Palácio do Planalto, também em 1º de março, Lula disse que “as fábricas já não têm a quantidade de trabalhadores que tinham, o trabalho informal ganha dimensão maior do que o trabalho formal, e as empresas de aplicativo exploram os trabalhadores como jamais, em outro momento da história, os trabalhadores foram explorados”…

Veja a apuração completa no site Fato ou Fake