Não há punição prevista para modelos que não tenham o sistema antitravamento das rodas (ABS) e o equipamento suplementar de segurança passiva (airbag).
Apurado pelo site Fato ou Fake
Circulam nas redes sociais postagens afirmando que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou o recolhimento de automóveis fabricados antes de 2014 que não possuam freios ABS e airbags. É #FAKE.
— Foto: g1
“Quando você pensa que o desgoverno do Lula sossegou… Carros que não tiverem freios ABS e aybarg (sic) serão recolhidos, em sua grande maioria carros fabricados principalmente antes de 2014. Ou seja, muitos carros vão deixar de andar, de consumir combustíveis, de pagar IPVAs, de parar em oficinas. O governo está de parabéns! Afunda de vez Brasil nas mãos da esquerda”, diz uma das postagens enganosas.
Procurado pela equipe do Fato ou Fake, o Ministério dos Transportes frisou que “não procede a informação que carros fabricados até 31 de dezembro de 2013 serão recolhidos por falta do equipamento de segurança”.
A pasta explicou que a obrigatoriedade do sistema antitravamento das rodas (ABS) e do equipamento suplementar de segurança passiva (airbag) é restrita a veículos fabricados a partir de 1º de janeiro de 2014. A obrigatoriedade está estabelecida nas resoluções nº 964 e nº 915, ambas de 2022, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)…